Instituto Ruben Rolo

O IRR, Instituto Ruben Rolo, foi fundado em 1998 e tem, desde então, desenvolvido actividades no âmbito da investigação e formação na área das relações laborais. Colaboram nas iniciativas do Instituto sindicalistas de todo o mundo e investigadores especializados nas áreas da economia, da sociologia e do direito laboral. O parceiro principal do Instituto nos colóquios nacionais e internacionais que organiza desde a sua fundação é a representação da Fundação Friedrich Ebert em Portugal. O Instituto Ruben Rolo procura contribuir através da investigação e organização de debates para o debate sindical e político em Portugal, envolvendo sindicalistas, políticos e académicos de diferentes países e famílias políticas e político-sindicais. Um tema central nesse trabalho é a relação entre a globalização e o mundo do trabalho na Europa e em Portugal.

Os princípios que orientam o trabalho do Instituto Ruben Rolo são:

  • Pluralismo: Consideramos a pluralidade de posições políticas e político-sindicais nas nossas iniciativas essencial para um trabalho produtivo que dá respostas inovadoras aos problemas actuais do sindicalismo.
  • Liberdade de expressão: Defendemos e praticamos uma cultura de liberdade de expressão nos nossos debates, a fim de permitir que cada um e cada uma possa dizer sem receio a sua opinião, independentemente do questão se essa tenha ou não o apoio duma maioria.
  • Espírito crítico e construtivo: Queremos ajudar a construir uma alternativa à ideologia neo-liberal dominante, uma alternativa que torne viável para os nossos dias o projecto fundador do movimento operário, isto é, uma sociedade mais justa e mais livre.
  • Intervenção inovadora na sociedade: A investigação e os debates organizados pelo Instituto visam introduzir ideias inovadoras na sociedade.
  • Orientação sindical: É nossa convicção que a defesa colectiva dos interesses dos trabalhadores continua a ser um factor fundamental na vida das sociedades democráticas. Revemo-nos em todas as forças sindicais combativas e construtivas que defendem e praticam os princípios da democracia, do pluralismo e da liberdade de expressão.

O Instituto organiza regularmente seminários, publica textos para a reflexão (Cadernos do IRR) e está envolvido na organização de várias conferências e workshops internacionais todos os anos.


Presidente da direcção: Carlos Trindade. É Secretário-Geral da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN. Representa a CGTP-IN no Comité Económico e Social Europeu (CESE).